Eu ando, mais uma vez, com a missão (que eu mesma criei) de fazer novas amizades já na fase adulta. Desta vez, quero conhecer pessoas que pedalam bastante por SP. Então, me vi novamente mergulhando em todo tipo de grupo — dessa vez, de pedaladas — tentando fazer cara de pessoa completamente normal, acompanhada de um olhar meigo que grita (socorro?). Um olhar que diz: "E aí, vamos ser amigas?"
Basicamente, minha vida no momento é essa: entrar em grupos aleatórios de pedal.
E é isso, ou a outra opção seria ir à Avenida Paulista com um cartaz escrito: "Abraços grátis".
E existem várias formas de fazer amigos, e, na internet, você vai descobrir tipo tutorial para isso. Mas o importante, antes de tudo, é entender (ou tentar entender) em que momento da sua vida você está. Por exemplo, se você está numa fase mais fitness, pode encontrar um grupo de corrida, e essa é uma parada que está na moda, então não vão faltar opções.
Agora, se sua pegada é: “eu não sei o que quero no momento”, dá para pesquisar em lugares como o Reddit, que tem conselhos ótimos para conhecer pessoas, como podemos ver a seguir:
O lance é: para fazer amigos depois de adulto, é preciso sair de casa.
Sim, é chato! Eu sei! A casa é confortável, tem o bichinho de estimação que você ama incondicionalmente. Tem o sofá. Tem o banheiro limpinho. E não tem gente chata (se você se considera uma pessoa legal, caso contrário, o chato da casa é você).
Mas se sua missão, assim como a minha, é fazer novos amigos, então você vai ter que sair de casa. E não só sair de casa: vai ter que interagir com pessoas estranhas.
A tecnologia vai ser sua aliada nessas novas conexões. É no mundo online que você vai descobrir eventos e ter a possibilidade de entrar em grupos do seu interesse em redes sociais. Mas, se você tem a meta de se desconectar um pouco do mundo virtual, então a revistinha impressa de programação do Sesc vai te ajudar a saber o que está rolando de atividades em grupo.
E assim, nessa retomada para fazer novas amizades, você não vai poder ser seletivo com os passeios. Vai ter que topar coisas como oficinas de carimbos com material reciclado e terá que ligar toda a sua personalidade artística, mesmo que ela nunca tenha existido.
Só não vai me misturar em rolês em que a maioria do grupo é formada por casais, tipo a Rota do Vinho em São Roque ou degustação de comida de casamento.
Quer dizer, se você, como pessoa solteira, procura novos amigos casados com outro objetivo em mente swing, seja livre!
O lance é, cada um vai estar procurando sua turma, seja no teatro, fazendo capoeira ou até fazendo um sacolão domingo de manhã, acompanhado de um café.
Algumas pessoas vão dizer que a “chave do sucesso” (porque raios esse termo existe?), mas dizem que o importante é manter o coração aberto para receber novas amizades. Sei disso, mas agora também sei que, algumas vezes, é bem difícil criar conexões novas depois de adulto. Confesso que escrevo este texto já um pouco cansada desse rolê de recomeçar, de novo, um novo grupo de amigos. Porque, agora, sei bem que isso envolve disposição, animação e manutenção. Então, sim! Cansa! Estou sendo sincera aqui. Saiba que fazer novos amigos depois dos 40 é cansativo. Mas, na maior parte do tempo, é divertido.
Então, estou pensando em equilibrar um pouco esse rolê de me enfiar em pedais aleatórios com pessoas desconhecidas e tirar um tempo para pedalar sozinha por aí.
Estou meio que seguindo o conselho do Reddit: um pouco de droga, um pouco de salada.
Com isso, o episódio desta semana do meu podcast é sobre fazer novas amizades depois dos 30/40 anos. É tipo um tutorial com dez dicas, sendo que eu mesma testei nove delas (juro!).
Então escute aqui o novo episódio e descubra como fazer amigos depois dos 30.
Até a próxima!
Opa! Vou ouvir amanhã! 💜